Rua Dom Sebastião Leme, 818 Bairro de Fátima - Fortaleza - CE

PEDAGOGIA ECOSSISTÊMICA
Educar HOJE para um novo AMANHÃ
A Pedagogia Ecossistêmica é a prática educativa da Escola VILA, que surgiu no início da década de 80, a partir das necessidades de uma sociedade que já apontava significativas transformações.

Educar para Transformar Realidades

PORTAL CUIDANDO DO PLANETA TERRA
Um espaço de interação entre alunos, familiares e escola

RECONHECIMENTOS

Reconhecida pelo MEC como instituição de referência para a inovação e a criatividade na Educação Básica
Reconhecida pela organização Ashoka e o Instituto Alana como uma das Escolas Transformadoras, uma comunidade mundial de mudança na Educação
Colaboradora na Red Internacional de Ecologia de los Saberes (RIES), da Universidade de Barcelona

NOSSOS IDEAIS

MELHOR COMPREENSÃO DO MUNDO
CONTEÚDOS INTEGRADOS AOS PROJETOS
Proporcionar ao professor e aos estudantes, subsídios para uma melhor compreensão do mundo e consequente inserção crítica e atuante na sociedade.
Trabalhar os conteúdos integrados aos projetos, mantendo a consistência, a coerência e o rigor científico adequados a cada etapa do desenvolvimento do estudante.

RECONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS

RESSIGNIFICAÇÃO
Proporcionar a Reconstrução dos conhecimentos acumulados pelo Homem ao longo da sua história.
Favorecer a Ressignificação e a consequente introjeção dos conteúdos programáticos.
INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO
APRENDIZADO COMPARTILHADO E COOPERATIVO
Possibilitar a vivência da aplicabilidade dos conteúdos na resolução de problemas da vida cotidiana.
Incentivar o trabalho em grupo promovendo o aprendizado compartilhado e cooperativo, havendo assim troca de experiências e ajuda mútua.

NOSSA COLEÇÃO

CUIDANDO DO PLANETA TERRA

A Coleção Cuidando do Planeta Terra é composta por seis projetos, que são divididos em duas unidades e desenvolvidas no decorrer do ano.

A coleção visa proporcionar ao professor e aos estudantes subsídios para uma MELHOR COMPREENSÃO DO MUNDO e consequente inserção CRITICA e ATUANTE na Sociedade.
Além de incentivar o trabalho em grupo promovendo o APRENDIZADO COMPARTILHADO e COOPERATIVO, havendo assim troca de experiências e ajuda mútua. E proporcionar a formação de seres humanos:
Cidadãos; Éticos; Atuantes na sociedade; Solidários; Autônomos de pensamento e Comprometidos na construção de um mundo melhor.

UNIDADE i - O Ser na sua Totalidade

Situar os alunos através de vivências e informações, numa visão holística, da importância da sua participação dentro do processo social, econômico, político, ecológico e tecnológico do nosso Planeta Terra, focalizando os fatos reais e sua ligação com o resgaste da nossa história, além de trabalhar todo conteúdo curricular através das artes e dos laboratórios com uma visão transdisciplinar.
Quatro projetos são desenvolvidos nesta unidade:
"O Ser no Social"
"O Ser na Descoberta dos Seus Valores e Suas Raízes"
"O Ser Natureza"
"O Ser na Tradição"

UNIDADE II - Cuidando do Planeta Terra

Trabalhar com os estudantes os valores e direitos humanos e a responsabilidade com a continuidade da vida no Planeta terra; partindo do princípio de que somos apenas uma partícula do universo. Para assim surgir a necessidade de conhecer para preservar, conhecer para questionar, conhecer para respeitar e conhecer para aprender.
Dois projetos são desenvolvidos nesta unidade:
"Vigilantes do Planeta"
"Construindo um Mundo Melhor"
A coleção oferece aos alunos: 6 livros (um por cada projeto), um CD-ROM para pesquisa dos alunos, Enigmas, Ciranda de Leitura, Personalidades e Aulas de Campo. Cada projeto é subdividido em aulas com atividades que trabalham todas as disciplinas curriculares.
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Trabalhar com os alunos o respeito, o amor e a solidariedade, como valores fundamentais para nossa vida, que permeiam a compreensão deles mesmos e do mundo em que vivem, para que assim possam viver em harmonia com tudo e com todos, não esquecendo que o referencial parte do conhecimento das nossa tradições.
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Proporcionar aos alunos o espaço e a oportunidade de construir o seu próprio pensamento. Através das informações obtidas e do resgate da nossa história, experienciar atividades e o conhecimento de vários materiais que propiciem as descobertas de seus valores e suas raízes, e que possam colocar em prática sua essência e a criação que é a arte maior do ser.
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Trabalhar com os estudantes e CONSCIÊNCIA de que somos partes da natureza, que somos seres integrantes do universo e que temos ligação como todo, para que surja em nossa vidas a responsabilidade com a vida de todos os seres e com os recursos naturais, atuando assim pela melhoria da qualidade da vida do nosso planeta Terra.
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Resgatar a nossa história, nossa origem, a colonização, a mistura das culturas, religiões e tradições para podermos entender a nós mesmos e ao processo de vida que estamos vivendo hoje como uma nova etnia que surgiu através dessa mistura de valores, neste 500 anos de Brasil. Para entendermos a nós mesmos é necessário esta volta ao passado. O conhecimento, as crenças populares, os costumes, os mitos, a medicina caseira são para nós de extrema importância. Durante o período em que trabalhamos o folclore, resgatamos um pouco das manifestações artísticas como as danças, parlendas, trava línguas, crendices, ditados populares e outras apresentações que representam um pouco dessa nossa história.
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Conhecer oito vigilâncias: Fauna, Habitação, Reciclagem, Saúde, Alimentação, Educação e Comunicação. O trabalho é feito através de pesquisas, entrevistas, questionamentos e estudos, cada estudante com sua vigilância. Semelhante os grupos de estudantes que se reúnem para compilação dos trabalhos realizados, se organizam, escolhem a vigilância que necessita de mais ênfase e aprofundamento e também os representantes que farão parte da mesa redonda, juntamente com os convidados, durante a apresentação do Seminário Cuidando do Planeta Terra.
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Internalização dos valores e direitos humanos, através de ações sociais onde os alunos expressam seus sentimentos de solidariedade, respeito, fraternidade, compaixão. O trabalho é feito com visitas à instituições como hospitais públicos, asilos, entidades como S.O.S Criança, apresentando peças teatrais e vivenciando uma integração com todos.

O QUE DIZEM SOBRE NÓS

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Maria Cândida Moraes
Doutora em Educação pela PUC-SP e Mestre pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/CNPq)

Contribuições “Para um pensamento do Sul” Uma das experiências em andamento é o trabalho desenvolvido pela Escola Vila, em Fortaleza, Ceará, desde 1981, voltado para a formação do ser humano integral, baseado em uma proposta pedagógica de natureza transdisciplinar, preocupado com a integração corpo e mente, teoria e prática, educador e educando, buscando romper … LEIA MAIS pg. 136

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Adriano José Hertzog Vieira
Doutor em Educação: Aprendizagem, Dinâmica Curricular e Formação Docente pela Universidade Católica de Brasília (UCB)

A ideia de que o conhecimento está na vida, nas relações e na natureza é o grande eixo mobilizador do currículo, cujo sentido dá nome à Escola Vila. O objetivo principal da instituição é trabalhar com os estudantes os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania, a fim de que eles assumam atitudes de responsabilidade e busquem alternativas para a melhoria da qualidade de vida no planeta … LEIA MAIS

escolas transformadoras
Ashoka e Instituto Alana
São Paulo, SP

O projeto político pedagógico da escola tem como referência a Pedagogia Ecossistêmica desenvolvida ao longo dos 34 anos, baseada na transdisciplinaridade e na aprendizagem significativa por meio do desenvolvimento de projetos, sempre interligando, pensar, fazer e sentir. LEIA MAIS

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Ana Cristina Gomes Bezerra
Assistente Social e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia

“É um movimento interno da escola no sentido de integrar e vivenciar os conteúdos estudados de uma maneira real e que tenha desdobramentos no modo de vida dos alunos e de suas famílias. A vivência efetiva da educação integral possibilita essa fluidez na vivência do espaço e tempo de aprendizado, assim como promove o trabalho em grupo. LEIA MAIS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda – Sexta: 8:00 – 17:00 Hrs 

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Rua Dom Sebastião Leme, 818, Bairro de Fátima
CEP 60050-160  –  Fortaleza, Ceará
TEL.: (85) 3257-7725
Email: contato@pedagogiaecossistemica.com.br

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